Domingo 24/11/2013. Esse dia ficará marcado para sempre na história de São José do rio Preto. O descarrilamento de um trem, carregado de milho, invade casas ao lado da via e mata 8 pessoas, ferindo mais umas outras tantas.
De repente, volta à tona uma velha discussão.....A RETIRADA DOS TRILHOS QUE CORTAM A CIDADE. Moradores revoltados e políticos interesseiros ( que só aparecem nessas horas) retomam o assunto, para tentar arrumar uma solução para evitar mais tragédias.
Vou deixar aqui a minha opinião. Certamente não agradará a muitos, mas é o ponto de vista de alguém que convive há muitos anos com esse meio de transporte e que enxerga nele, a solução para o transporte de carga e de passageiros.
Eu não suporto ficar olhando e escutando tanto "especialista" falando baboseiras. Quando se faz uma concessão, existem (existem?) regras a serem seguidas. No caso em pauta, a questão é a segurança.
Para que se possa trafegar com segurança, seja em trechos urbanos, seja em outro qualquer ponto da via, é preciso seguir normas....todos sabem disso (será ?). O que acontece na malha ferroviária que corta o estado de SP rumo ao MT, é simplesmente uma empresa que só visa lucro, que não se importa nem com seu funcionário ( são palavras de próprios funcionários ), atropelando normas fictícias estipuladas por um governo ausente e incompetente nos seus órgãos de fiscalização.
Retirar a via férrea da cidade não é a solução, é TAPAR o sol com a peneira. Todos sabemos ( tem gente que finge que não sabe) que daqui há alguns anos, a via vai estar novamente rodeada de casas e condomínios, como acontece por todo o país. O crescimento desenfreado, junto com a especulação imobiliária, é o que sustenta as prefeituras e por consequência, os políticos.
Bastava termos políticos sérios ( que é impossível) e um povo racional ( que também é impossível) que muita coisa mudaria nesse país.
Fico imaginando se, na Europa (onde se viaja para qualquer país de trem), resolvessem retirar os trilhos dos centros urbanos. Pra onde será que mandariam as ferrovias ? A Europa é superpopulosa, com países imensamente menores que o nosso e nem por isso existem acidentes e muito menos catástrofes com tanta frequência como existe por aqui.
O que falta aqui, é vergonha na cara, é vontade política de se fazer as coisas, é um povo com mais cultura para saber diferenciar o certo do errado e principalmente, saber dos riscos que se corre pelos lugares onde andam ou residem.
Se tivéssemos políticos competentes, não teriam deixado construir casas margeando a via férrea. Se tivéssemos políticos corretos, haveria uma fiscalização frequente dos órgãos governamentais, exigindo o cumprimento das regras. Se tivéssemos empresários menos mesquinhos e gananciosos, não haveria propina para se "quebrar galhos".
Não sou eu que vou arrumar uma solução para acabar com tudo isso. Só posso dizer que, há 100 anos atrás, nesse lugar do acidente, só havia mato...alguém ao longo dos anos conseguiu o que queria....vender o seu pedaço de terra.....
Fico triste em pensar nas pessoas que perderam suas vidas, fico triste em pensar que por muitos anos passei a bordo de um trem de passageiros por esse e por muitos outros lugares e fico mais triste ainda, em pensar que esse é um problema que está longe de ser resolvido, pois continuaremos tendo político interesseiro no poder, continuaremos elegendo os mesmos (eu não, já "rasguei" meu título há tempos) e continuaremos reclamando da nossa sorte quando houver essa ou aquela tragédia, seja em terra, água ou ar.
Assim caminha a humanidade...crescimento desordenado, político desocupado, dinheiro desviado e o povo sem cultura sendo esculhambado.
O morador não tem culpa, a prefeitura não tem culpa, a ANTT não tem culpa, a concessionária não tem culpa......resolveram então, colocar a culpa no trem e nos maquinistas que os conduzem...esse é o nosso país, se é que alguém aí entende.
Imagens do local no dia do acidente: Fonte: diário Web.
Imagens aéreas feitas no dia seguinte; Fonte: desconhecida ( caso saibam a origem das fotos, queiram deixar os créditos)
Imagens do local 1 semana após, com funcionários refazendo o trecho antes da liberação.
Fotos dos vagões que destruíram as casas, encostados no pátio de Rio Preto Paulista. Os restos de vagões que estão nessas fotos de cor amarela e branca, são do acidente com trem da Eldorado Celulose na cidade de Cosmorama em julho de 2013.
No comments:
Post a Comment